Nossa História

Nosso Movimento nasceu do desejo de um grupo de profissionais liberais de diferentes segmentos e credos religiosos de resgatar no Brasil a celebração do Dia Nacional de Ação de Graças. Daí, veio o Comitê Brasileiro do Movimento de Resgate do Dia Nacional de Ação de Graças, que há 13 anos trabalha de diversas formas para estimular na sociedade brasileira a cultura do agradecimento a Deus, às pessoas, às instituições e à Pátria. Sediado no Recife, capital de Pernambuco, o Comitê promove ações de vários formatos, mas todas elas voltadas para a celebração do Dia de Ação de Graças, para que, com isso, a data seja difundida.

MISSÃO –  Nossa missão de promover a cultura do agradecimento no Brasil, estimulando a celebração dessa data tão importante, pois acreditamos que ao fortalecermos a cultura do agradecimento, promovemos o bem-estar social, melhoramos os relacionamentos interpessoais e ajudamos na construção de uma sociedade melhor.

LEI FEDERAL – O Dia Nacional de Ação de Graças foi instituído no Brasil por meio das Leis Nº 781/49 e 5.110/65. Com elas, ficou estabelecida a quarta quinta-feira do mês de novembro como a data para celebrar Ação de Graças.

SLOGAN – Não vivemos sós e precisamos uns dos outros. E é importante reconhecer a importância das pessoas em nossas vidas, e podemos fazer isso de uma forma simples: agradecendo. Daí veio o slogan do nosso Movimento: “Digamos sempre obrigado, pois não conquistamos nada sozinhos”.

MARCA – As “mãos em oração” que ilustram a marca do DNAG  tem uma história linda de amor e gratidão. Esculpida na madeira por Albrecht Dürer, no século 15, em Nuremberg, a obra nasceu como símbolo da gratidão. Isso porque Albrecht tinha um irmão chamado Albert que, no passado abriu mão do seu sonho de estudar artes e para que ele pudesse fazê-lo. Albert ficou trabalhando nas minas, para custear os estudos do irmão. Anos depois, quando Albrecht retonou para casa para buscar Albert para que ele também pudesse estudar artes, já era tarde, pois as mãos do seu irmão estavam deformadas pelo trabalho duro.  Então, na próxima vez que você se deparar com uma imagem das “mãos em oração” dê-lhe um segundo olhar. Lembre-se de agradecer sinceramente a todos aqueles que lhe ajudaram a chegar onde você está.

MÚSICA – Em 2013 o cantor e compositor Nando Cordel, que também é membro do Comitê Brasileiro do Movimento de Resgate do DNAG, compôs a música oficial do Dia Nacional de Ação de Graças. Intitulada “Eterno Agradecer”, a música trata sobre os vários motivos que temos, diariamente, na nossa vida, para agradecer. Vamos cantar e agradecer?
Eterno Agradecer…
(Nando Cordel)
Meu Deus maravilhoso obrigado, muito obrigado…
Pelo dom da vida, pelo o teu amor, pelo que me dás, obrigado Senhor…
Te agradeço pelo pão, pela paz, pelo sol, pela minha dor…
Te agradeço pelo ar, pelo mar, pelo o teu amor…
Meu Deus maravilhoso obrigado, muito obrigado…
Pelo dom da vida, pelo o teu amor, pelo que me dás, obrigado Senhor…
Te agradeço pelas mãos, pelos pés, pelos braços, por minha visão…
Te agradeço pela voz, os ouvidos, o meu coração…
Meu Deus maravilhoso obrigado, muito obrigado…
Pelo dom da vida, pelo o teu amor, pelo que me dás, obrigado Senhor…
Te agradeço por nascer, por viver, minha família…
Porque creio em ti, se eu seguir o seu caminho, ao seu lado eu vou ser feliz…
Meu Deus maravilhoso obrigado, muito obrigado…
Pelo dom da vida, pelo teu amor, pelo que me dás, obrigado Senhor…(4x)