Ação Social em Pernambuco

Além dos eventos públicos de celebração, o Comitê promove ações sociais de arrecadação de alimentos e assistência à saúde. E, para esse tipo de ação, o Comitê conta com vários parceiros ao longo desses anos. Entidades como a Ação da Cidadania Contra a Fome e a Miséria, a Arquidiocese de Olinda e Recife, a OGN SerTÃO Solidário, Cruz Vermelha, além das lojas dos supermercados Carrefour e Hiper Bompreço que cederam espaço para que fosse usado como posto de arrecadação de alimentos.

Outra forma de ação social de arrecadação de alimentos promovida pelo Comitê foi por meio da troca de não-perecíveis por camisas alusivas ao DNAG. Em um ano recorde de arrecadação, nesse formato de troca, o Comitê atingiu a marca de 180 toneladas de alimentos, que beneficiaram centenas de famílias vítimas da seca no Nordeste. Em 2014, no formato da doação espontânea, o montante foi de 15 toneladas. Ao longo dos anos, já foram arrecadados e distribuídos mais de 500 toneladas de alimentos.

Outra ação promovida pelo Comitê é a de saúde e bem estar. Isso acontece por meio de atendimento ambulatorial gratuito às pessoas. Várias especialidades são oferecidas, como Odontologia, Oftalmologia, Clínica Médica (aferição de glicemia e pressão), Fisioterapia (com massagem terapêutica e relaxante) e exames de mamografia, atendendo mais de 3 mil pessoas. Ao longo desses anos, o Comitê contou com vários parceiros, como o Amigo do Peito; o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Asseio e Conservação (STEALMOAIC); a Fundação Altino Ventura (Hope) e o Ambulatório Maria Fernanda (RHP).